Serviços

Contato

Uma reforma comercial pode ser a mudança que um negócio precisa para crescer. E para que ela produza os resultados desejados, é preciso que seja feita com planejamento e profissionalismo.

Para ajudar você a tirar do papel a reforma comercial da sua empresa, preparamos esse guia com todas as informações que você precisa para começar a reforma.

O que é reforma comercial?

A reforma comercial é um conjunto de melhorias ou expansões feitas nas dependências de uma empresa com o objetivo de tornar o ambiente um espaço mais produtivo e satisfatório para a equipe e clientes.

Além disso, uma reforma comercial também influencia na maneira como o público e os concorrentes veem a empresa, já que a infraestrutura é um dos pilares para a construção de confiança, autoridade e credibilidade.

Como saber se preciso de uma reforma?

Uma reforma pode acontecer por vários motivos, sendo os principais deles a mudança na identidade visual da empresa, ampliação do espaço ou solução de problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações, vazamentos e até pintura envelhecida.

Para saber se a sua empresa precisa de uma reforma, é importante ficar atendo a cada detalhe e também aos feedbacks da equipe, pois é ela que passa mais tempo usando a estrutura física da empresa. E nunca deixe de dar atenção aos feedbacks dos clientes.

O que você precisa saber antes de reformar?

Cada reforma tem suas especificidades então dizer exatamente o que você precisa saber antes de iniciar é um assunto amplo, mas no geral, para evitar surpresas desagradáveis você precisa saber o seguinte:

  • Quais são os horários permitidos para a realização da obra
  • Se existem áreas que precisam de atenção especial
  • Quais são as soluções adequadas
  • Se a equipe contratada tem o conhecimento e a experiência necessárias para executar o projeto
  • Quais normas precisam ser seguidas
  • Quem irá monitorar a obra
  • Quanto a obra afetará o trabalho dos funcionários e a movimentação dos clientes

O que considerar em uma reforma?

Reformar o ambiente corporativo demanda ações e autorizações, e ao decidir pela reforma é preciso considerar a estrutura do ambiente, já que remover uma parede ou coluna de forma equivocada pode acarretar problemas imediatos ou até mesmo futuros, quando a obra estiver concluída.

Por isso é preciso considerar pontos relevantes, como:

  • Fazer furos nas paredes, lajes, vigas ou pilares
  • Remover paredes
  • Unificar ambientes
  • Colocar ou remover portas e janelas
  • Modificar o encanamento hidráulico ou de gás
  • Instalar aquecedores ou ar-condicionados
  • Instalar piso sobre piso
  • Trocar revestimentos sem usar rompedores ou marteletes
  • Usar pistolas de fixação, pregos e pinos para colocar gesso no teto

Tudo o que foi falado até agora exerce influência não só na execução da obra, mas também no custo. Logo, conhecer o máximo dessas informações de forma antecipada, ajudará a chegar no custo estimado da reforma.

Quanto custa uma reforma comercial?

Calcular os custos da reforma comercial é um desafio, e se for mal calculada pode gerar muitas dores de cabeça no final.

Geralmente os custos são calculados por metro quadrado e pela qualidade da reforma, mas é preciso considerar também variáveis como área geográfica, momento da execução, material necessário e profissionais envolvidos.

Custos como licenças, certidões, seguros, equipamentos de segurança, por exemplo, não devem ser incluídos no cálculo da reforma.

Quanto mais simples o projeto de reforma, menor tende a ser o custo da obra. Mas cada projeto tem suas próprias características, fazendo com que o valor mude.

Como fazer uma reforma comercial?

Para fazer uma reforma comercial a primeira coisa que você precisa saber é o objetivo da reforma. A partir daí ficará mais fácil identificar os demais pontos que influenciam no projeto e sua execução.

Objetivo identificado, você precisará de um profissional ou empresa para montar o projeto da reforma, e outra para executá-la.

No percorrer desse caminho existem outros fatores que devem ser considerados ao fazer a reforma, e para te ajudar preparamos um passo a passo para você fazer a reforma corporativa sem surpresas.

Passo a passo para uma reforma sem surpresas

Para que você não seja surpreendido na hora de reformar as dependências da sua empresa, veja a seguir alguns passos importantes que devem ser considerados na hora da reforma.

1. Definir o orçamento

Definir previamente um orçamento é o primeiro e fundamental passo para uma reforma sem surpresas. Defina um teto de gastos e uma reserva de emergência para a obra. Opte sempre por fornecedores que ofereçam melhor custo-benefício.

2. Conhecer as normas

A construção civil possui diversas normas e leis para reforma comercial, e ficar atento à NBR 16.280:2015 vai ajudar a prevenir perdas de desempenho na estrutura, garantir segurança para os profissionais envolvidos na reforma e que o status da edificação será registrado antes e depois da obra.

3. Considerar a rotina da equipe

Na hora de fazer a reforma corporativa, considere a rotina da equipe que fará uso do espaço reformado. Conforto e segurança são essenciais para a realização de um bom trabalho, então pense no posicionamento de cada elemento que irá compor o ambiente para que eles não afetem a rotina que a equipe já construiu.

4. Escolha materiais de qualidade

A opção mais barata ou mais cara nem sempre é a melhor opção, tudo vai depender do objetivo da reforma, do orçamento e do resultado final que se espera. Faça escolhas conscientes, pensando a curto, médio e longo prazo.

5. Fique de olho nos prazos

Uma das maiores dores de cabeça na hora de reformar é o atraso. E para evitar que eles aconteçam, contrate uma empresa ou equipe que tenha capacidade para executar a obra dentro do cronograma e coloque à disposição todo o material que precisarem.

6. Foque na segurança

Uma reforma pode alterar consideravelmente o ambiente comercial, então garantir que ele continuará seguro é uma peça importante para evitar surpresas. Instale câmeras, alarmes, sensores de presença e outros equipamentos que forem necessários para manter a segurança do local e de quem trabalha nele.

Agora que você já sabe o que precisa para não ter surpresas na sua reforma comercial, o que acha de deixá-la em boas mãos?

A equipe da RSP Engenharia é composta por profissionais qualificados e experientes, capazes de aplicar técnicas inovadoras e realizar o trabalho com toda a segurança e qualidade que sua empresa precisa.

Entre em contato para mais informações.

Abraços e até a próxima.

João Pedro
Diretor de Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *