Os custos de Reformas Comerciais são calculados por metro quadrado, entretanto para se chegar a somatória existem variáveis a serem levadas em consideração como, área geográfica, momento em que será realizada a reforma, se o material está incluso, qualidade do material será usado etc.

Para ter uma base dos preços é usado o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) do IBGE, que possui um conjunto de informações sobre custos da construção civil e índices de evolução de tais custos, de forma estruturada e de abrangência nacional. Quer saber como calcular os custos da Reforma Corporativa de seu empreendimento? Este blogpost vai ajudar você.

O que não incluir no cálculo da Reforma Comercial?

Segundo o SINAPI devem ser considerados apenas os custos com materiais e salários, excluindo-se as seguintes referências:

  • compra de terreno;
  • execução dos projetos em geral;
  • licenças, habite-se, certidões, seguros;
  • administração da obra;
  • financiamentos;
  • lucro da construtora e incorporadora;
  • instalações provisórias;
  • ligações domiciliares de água, energia elétrica e esgoto;
  • depreciações dos equipamentos (máquinas e equipamentos);
  • equipamentos mecânicos: elevadores, compactadores, exaustores etc.;
  • infraestrutura urbana;
  • equipamentos de segurança;
  • fundações especiais.

Qualidade de construção influencia no valor

Para calcular os custos de reforma de imóveis comerciais é preciso determinar como estão classificados.  Existem três categorias principais:

• Classe A

São empreendimentos de alta qualidade, que foram construídos com materiais de primeira linha, possui interiores bem mobiliados e exteriores muito bem-acabados. A maioria dos edifícios comerciais de Classe A estão situados onde os preços do metro quadrado dos terrenos são os mais altos e encontram-se em regiões muito bem localizadas, geralmente no centro financeiro e mercantil onde acontecem os principais acordos comerciais.

• Classe B

Trata-se de imóveis comerciais com detalhes médios e instalações bem acabados, porém não são de tão alta qualidade como a classe anterior. A maioria dos edifícios com menos de quatro andares de altura se enquadram nesta categoria.

• Classe C

Esses tipos de edifícios foram construídos com bons materiais, porém não são de qualidade tão excepcional quantos os anteriores e para que possa ser acessível a empresários com menor poder aquisitivo não possui tantas modernidades. Eles estão localizados em áreas de baixa renda.

Faça o cálculo da Reforma Comercial

Ao obter o custo dos materiais, baseando-se na tabela disponibilizada pelo SINAPI ou realizando a cotação de cada um dos itens, determine os salários que serão pagos a cada um dos profissionais envolvidos na obra, para tanto, use também as tabelas de cargos e salários cedidos pelos guias trabalhistas mais recentes.

Estabeleça a classe de qualidade de construção do projeto para entender quanto custará seu projeto de reforma comercial.

No custo total da reforma comercial é necessário precisar o projeto arquitetônico do edifício, se trata-se de uma reforma simples ou de adequações também como, por exemplo, inclusão de meios que promovam acessibilidade para deficientes. A reforma será apenas para renovação dos espaços com pintura ou há necessidade de renovar sistemas elétricos, implementar energia sustentável, que necessitará obedecer a códigos ambientais de construção os quais podem aumentar o custo da construção por metro quadrado?

Se o projeto arquitetônico é simples, o custo de renovação será menor e demandará menos tempo, profissionais especializados, mas não detentores de conhecimentos específicos. Já um projeto arquitetônico complexo o forçará a contratar empreiteiros que detenham mais entendimento e que saibam aproveitar os materiais de alta qualidade.

Este blogpost trouxe a você informações básicas, vamos continuar esse assunto em outro conteúdo, acompanhe as nossas publicações.

Deixe a sua Reforma Comercial em boas mãos, conte com quem entende desse serviço. Nós, da RSP Engenharia, temos pessoal capacitado e aplicamos as técnicas mais inovadoras. Entre em contato para mais informações.

Gostou do conteúdo? Comente, deixe sua opinião e nos ajude a construir informações úteis para você e outros leitores.

Até breve!

João Pedro

Diretor de Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *