Reformas Comerciais tem o objetivo de reconstruir, reparar, melhorar partes ou a íntegra de um espaço que não está em boas condições de uso, tanto estéticas quanto estruturais.

Reforma de Escritório, reforma de comércios etc. são Reformas Corporativas, as quais são extremamente necessárias por aumentarem a vida útil dos ambientes, tornando-os funcionais e adequados ao desenvolvimento das atividades corporativas e à permanência de clientes, quando se trata de clínicas, consultórios ou comércios.

As reformas são necessárias para rejuvenescer os edifícios, segundo a norma ABNT NBR 16280 o envelhecimento das edificações causa perda de função ou qualidade, e as mudanças econômicas e culturais geram necessidades de alterá-las. Esse tipo de trabalho só pode ser confiado a uma empresa séria e com equipe que detenha conhecimentos.

Quer saber mais sobre esse tema? É só continuar por aqui.

O que a norma institui sobre reforma?

A ABNT NBR 16280 estipula as normativas, requisitos para realização de reformas em geral, entre outras informações. Note que a reforma ter um plano que contemple:

  • preservação dos sistemas de segurança já instalados no imóvel;
  • apresentação das modificações que transformem ou comprometam a segurança do empreendimento ou do entorno, dos sistemas etc.;
  • formas de proteção aos usuários dos imóveis em caso de prejuízos advindos da execução dos serviços de reforma, bem como da sua vizinhança;
  • descrição dos processos, atendendo aos regulamentos exigíveis para a realização das obras;
  • garantia de que a reforma não causará danos ao prosseguimento dos diferentes tipos de manutenção, após a obra, entre outros.

Como proceder em caso de reforma de áreas privativas?

As áreas privativas dos empreendimentos ao serem reformadas devem ser documentadas e o responsável legal da propriedade deve ser comunicado, antes do serviço ter início.

Durante a realização da reforma, deve-se manter os sistemas de segurança do empreendimento funcionando, quando não for possível, é preciso usar sistemas alternativos.

Obstruir de forma parcial ou temporariamente qualquer saída de emergência não é opção. Se não for possível, rotas de fuga e saídas de emergência devem ser criadas para que não haja riscos. Tais alternativas de segurança devem atender à norma ABNT NBR 9077.

Se o escopo da reformar sofrer alteração, deve-se interromper imediatamente os serviços, os funcionários não poderão acessar a obra e nem os materiais.

Como proceder em caso de reforma de áreas comuns?

As áreas comuns devem seguir as normas das privativas, além de atender às normas técnicas e a legislação vigente. Os documentos referentes à obra devem atender aos requisitos de registros e arquivamento de documentos.

Como documentar obras de reforma?

Arquivo

Os documentos devem ser arquivados como parte do manual de uso, operação e manutenção do imóvel, e ficam sob a guarda do responsável legal. Esses documentos precisam ter controles de identificação, proteção, armazenamento, recuperação etc.

Registro

Todos os registros devem ficar disponíveis para prover evidências do que foi feito na reform. Sendo necessário que eles contenham: identificação e data; estabelecimento dos arquivos e a garantia de integridade pelo prazo legal etc.

Manutenção dos edifícios

Realizada a Reforma Corporativa é necessário que exista um planejamento para manutenções periódicas. Depois de um trabalho exaustivo, você não quer perder rapidamente tudo o que foi recuperado, não é mesmo?

Por isso, as manutenções preventivas são aplicadas em empreendimentos já existentes e até mesmo recém inaugurados. A norma ABNT NBR 5674 expõe que é inviável econômica e ambientalmente considerar as edificações como produtos descartáveis, os quais podem ser substituídos por novos. Por isso, tão logo um empreendimento seja colocado em uso deve existir um plano para manutenção.

A manutenção abrange todos os serviços de prevenção ou correção da perda de performance decorrente da deterioração dos seus componentes, ou de atualizações nas necessidades dos seus usuários.

A norma ABNT NBR 16280 informa que as reformas devem ser submetidas a profissionais. Você vai delegar a sua obra a qualquer Empresa de Reforma? Um trabalho tão sério, que deve manter a segurança de quem o realiza, bem como da sua equipe de trabalho e das demais pessoas que transitarem pelo local deve ser confiada à uma empresa séria, comprometida e com profissionais especializados. Por isso, conte a RSP Engenharia, entre em contato e retornaremos!

Se você quer mais conteúdos como esse ou demais temas, comente aqui para que possamos atendê-lo.

Um grande abraço e até breve.

João Pedro
Diretor de Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *