O Laudo de Vistoria Predial é um documento elaborado após uma inspeção em imóvel. O objetivo é registrar todas as observações que foram feitas durante a análise do empreendimento para que soluções a problemas ou manutenções sejam realizadas.

A vistoria serve para verificar qual é o estado de um imóvel em relação à conservação, de posse das informações determina-se as responsabilidades legais, caso existam vícios construtivos logo nos anos iniciais da construção. Além dessas finalidades, o Laudo de Inspeção Predial e apontamento de soluções a serem implementadas, orienta qual planejamento deve ser criado para prolongar a vida útil do imóvel. Notou como é importante o Laudo de Vistoria Predial? Até aqui você experimentou um resumo do que preparamos neste blogpost, para sabe mais continue lendo este blogpost.

Condição para elaborar o Laudo de Inspeção Predial

A elaboração de Laudos de Inspeção Predial é realizada de acordo com a norma ABNT NBR 13752, a qual possui três requisitos que auxiliam os profissionais, são eles:

Requisitos gerais

Os requisitos estão relacionados com as informações que podem ser extraídas. Servem para medir a precisão do trabalho, sendo maiores à medida que a subjetividade presente na perícia for menor. É importante que não a avaliação seja realizada com atenção às questões técnicas para que não haja interferência na real condição do imóvel.

Os requisitos se condicionam à abrangência das investigações, à confiabilidade e adequação das informações, à qualidade das análises técnicas efetuadas e ao menor grau de subjetividade do avaliador, tais aspectos são definidos de acordo com os pontos:

  1. metodologia usada;
  2. dados obtidos;
  3. tratamento dos elementos coletados e inseridos no laudo;
  4. menor subjetividade no trabalho.

Requisitos essenciais

O pesquisa de dados necessita o levantamento de todas as informações disponíveis que proporcionem ao avaliador elaborar o parecer técnico.

A qualidade deve estar assegurada em relação à:

  1. inclusão de quantidade adequada de fotografias de cada bem avaliado, exceto se não houver possibilidade técnica;
  2. executar croqui da situação;
  3. descrever os bens nos seus aspectos físicos, áreas, dimensões, materiais construtivos, entre outros;
  4. indicar e caracterizar eventuais danos e/ou eventos encontrados.

Requisitos complementares

Esse requisito não dá margem para perícia superficial, é preciso que atenda aos dois requisitos citados anteriores. Além disso, a qualidade é garantida em relação à:

  1. inclusão de fotografias para que seja possível detalhar o imóvel avaliado;
  2. descrição detalhada dos bens;
  3. apresentação das plantas de cada um dos bens em forma de croqui;
  4. caracterização dos danos com fotos;
  5. análise dos danos e prováveis causas;
  6. junção de orçamentos.

Apresentação dos laudos

Na apresentação dos laudos de inspeção é preciso que existam, obrigatoriamente:

  1. indicação de pessoa física ou jurídica que contratou o trabalho e do proprietário do imóvel;
  2. requisitos gerais;
  3. relato e data da vistoria;
  4. diagnóstico da situação encontrada;
  5. em caso de perícias avaliatórias, é necessário apresentar pesquisa de valores, definição de metodologia, cálculos e determinação de valor final;
  6. nome, assinatura, número de registro no CREA e credenciais do perito de engenharia.

O avaliador deve especificar em qualquer parte do laudo os requisitos que utilizou, sejam essenciais ou complementares, com justificativa que fundamente quando não foi possível incluí-los. Além disso, é possível incluir outros documentos para auxiliar o avaliador, sempre que for necessário, por exemplo, gráficos de avarias progressivas.

A RSP Engenharia realiza Reformas Comerciais, para tanto, os projetos que necessitam de Avaliação de Imóveis com emissão de Laudo de Inspeção Predial são executados por profissionais habilitados. Nós temos a melhor solução para manter o seu imóvel comercial em perfeito estado. Entre em contato e fale conosco.

Gostou deste conteúdo? Comente aqui para que possamos desenvolver outros materiais que atendam à sua necessidade.

Grande abraço.

João Pedro
Diretor de Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.