Inspeção Predial é um check-up do imóvel e tem por finalidade mantê-lo saudável, bem como preservar a saúde dos usuários. A técnica é uma forma de realizar o diagnóstico dos sistemas para avaliar o estado e providenciar os reparos que forem necessários.
As Inspeções Prediais são realizadas com a finalidade de encontrar irregularidades que prejudiquem a qualidade do imóvel, bem como anomalias, irregularidades de uso, falhas de manutenção etc. Se quiser saber mais sobre esse tema, continue aqui!
Quando é realizada a Inspeção Predial?
A Inspeção Predial tem início tão logo o empreendimento é entregue, por meio da inspeção de entrega da obra. Quando o proprietário recebe o imóvel, a inspeção é uma forma de apresentar a edificação, explicar as operações, o manual de uso, como deve ser realizada a manutenção e outros.
Posteriormente, as vistorias são realizadas como forma de manutenção dos empreendimentos e para que a saúde do imóvel se mantenha por muito tempo.
O que vistoriar?
Em qualquer etapa da inspeção é preciso vistoriar o imóvel em sua totalidade, do subsolo ao último pavimento.
É necessário examinar os sistemas elétricos, iniciando pelo ponto de entrada de energia até as suas ramificações de distribuição internas, a partir do subsolo ao último andar do prédio. Deve-se vistoriar todas as fiações aparentes e dispositivos de segurança instalados, para indicar soluções econômicas quando o prédio não as tiver, como no caso de sensores fotoelétricos para lâmpadas de garagem; sistemas de segurança etc.
Em relação aos sistemas hidráulicos, é preciso investigar todos os elementos visíveis no sentido descendente, ou seja, do topo do edifício ao último subsolo e identificar as irregularidades que indicam perdas de desempenho ou demais problemas não aparentes, por exemplo, infiltração de água, manchas etc.
Ao realizar o registro das inconformidades ou elaborar o Laudo de Inspeção Predial deve-se usar as denominações técnicas, por exemplo, anomalia construtiva se refere ao problema derivado da própria construção, a anomalia funcional diz respeito a problemas causados por uso. Já o termo falha é usado para não-conformidade proveniente da manutenção.
Tais denominações são consideradas quanto ao grau de gravidade, urgência e tendência. Por isso, o vistoriador deve ter enfoque tríplice: técnico, funcional e de manutenção, o que lhe exige visão sistêmica tridimensional.
São sistemas e equipamentos passíveis de inspeção:
- bombas e outras máquinas;
- estrutura;
- alvenaria;
- revestimentos;
- ar-condicionado;
- elevadores;
- escadas rolantes, entre outros.
Entenda a diferença entre falhas e anomalias
Falhar é incidir em erro, interrompendo um processo operacional. A falha diz respeito a procedimentos e processos sem adesão ou executados de forma errada. Ou seja, falhas são problemas originários dos serviços de manutenção e operação das edificações. Enquanto, a anomalia é o desvio da normalidade, caracterizando uma irregularidade ou exposta em forma de sintoma, deformidade ou manifestação patológica.
Conservação, manutenção e reparação
A Inspeção Predial não determina somente a conservação do empreendimento e o estado das instalações e sistemas construtivos. O objetivo é mais abrangente, pois conservar é manter em bom estado de forma que resista ao desgaste que o tempo causa. A conservação faz parte da manutenção, porém pode estar desvinculada dela. Se o foco é apenas conservar, não há comprometimento com o desempenho.
É importante saber que os imóveis podem estar em bom estado, contudo sua qualidade de manutenção pode ser precária, o que somente é possível determinar com a Inspeção Predial.
A NBR BNT 5674 – Manutenção de edificações – especifica que manutenção é o conjunto de atividades cujo objetivo é conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes, a fim de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.
Para obter mais informações, entre em contato. Fazemos a Inspeção Predial do seu empreendimento e entregamos Laudos de Inspeção Predial assinados pelos mais competentes profissionais.
Se esse conteúdo faz sentido para você, não deixe de comentar, ficaremos muito felizes em saber que nossos blogposts ajudam você.
Grande abraço!
João Pedro
Diretor de Engenharia